segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aqui estamos nós.

O começo:

Arcanjos de todos os tempos iluminaram o caminho da Gaia até nós. E ela chegou dia 19.08.2011 às 19h58. Um dia antes do meu 38º aniversário. Passei a noite com ela nos braços agradecendo e amanheci o meu dia com o meu maior presente. Uma boneca de verdade. Pensei muito na vida e de como ela é frágil e complexa ao mesmo tempo. E que há sim, na minha opinião, muita coisa acontecendo entre o Céu e a Terra!

Foram 3 dias na maternidade. Os irmãos vieram conhecê-la e pela primeira vez nos juntamos, os cinco. Até ganhei uma festa de aniversário surpresa, com direito a amigos queridos, minha mãe, meu amor, meus tesouros, bexigas, bolo e velinhas. Se algum dia alguém perguntasse pra mim: como seria pra você um dia feliz? Eu descreveria com certeza o dia 20 de agosto de 2011, sem saber que era possível dele acontecer! E aconteceu! E não paro de agradecer, todos os dias, todas as horas.

A chegada em casa:

Segunda feira, um bom dia pra começar uma vida nova. Confesso que fiquei meio atrapalhada quando vi meus três tesouros juntos. Com necessidades e personalidades tão diferentes. Gaia, uma recém nascida, Levi com 2 anos e 2 meses e Theo com 7 anos. Mas com tanta gente para ajudar nesse primeiro momento, fica mais fácil. Entraremos numa rotina mesmo, digo sem a santa vovó, só na semana que vem. Aí sim, vamos ver o tamanho da diversão que nos aguarda.

Eu tinha me esquecido como é gostoso e ao mesmo tempo assustador ter um recém nascido em casa. Tinha me esquecido do cheirinho gostosinho e das madrugadas cruéis. Dos barulhinhos ainda indecifráveis e do humor alterado – culpa dos hormônios – que sinto nos primeiros dias. Tinha me esquecido e ainda pergunto o PORQUE que eles trocam o dia pela noite – mesmo de dia vivendo no meio a barulhos como panela de pressão e com dois irmãos gritando em volta dela, Gaia anda trocando o dia pela noite.

As românticas que me perdoem, mas os primeiros dias em casa, são muito difíceis e cruéis. Você deixa de ser o foco de tudo e passa a ser apenas um objeto de alimento para o seu bebê. E como os peitos doem, meu Deus! Você deixa de estar em “estado de graça” e ser paparicada e furar filas por estar grávida e passa a ser apenas mais uma gordinha no mundo.

Suas roupas ainda não cabem e mesmo não estando mais grávida são as roupas que você usou a gestação inteira – das quais você não agüenta mais – que continuará usando nas próximas semanas.
Ok, tenho amigas cuja a genética é fantástica e que saem da maternidade esbeltas e tal, das quais morro de inveja! E tem as celebridades que nem se fala... mas aqui estou eu falando de mulheres normais, mortais, que suam a camisa pra tentar voltar ao peso de antes. Principalmente depois de uma cesárea. (Gaia estava transversa na barriga).

Uma dica, na primeira ida ao pediatra, o melhor é colocar um pretinho. E sempre, mas sempre roupas que facilitam colocar os peitos para fora a qualquer momento. Porque a prioridade agora é o bebê. É verdade. Aquele vestidinho gola alta que você ama, pode e vai esperar.

E quando chega a hora do seu banho? Seu tão esperado banho... Bom, primeiro ele tem que ser rápido porque alguém sempre está esperando por você. (ou pelos seus peitos)
Quando termina é um verdadeiro ritual: curativo no corte, cinta, concha para os seios, pomada nos seios, protetor de seios, e você sai do banheiro... parecendo uma mulher robô. (sensualidade zero)
Chorei muito na volta pra casa. Os hormônios enlouquecem dentro da gente! É físico mesmo! E vem os medos. Medo de tudo. Mas olho para os meus três filhos e por eles fico forte e mando calarem-se os hormônios!

O marido:

Se pra gente fica essa parte de ter a paciência de que tudo vai voltar ao normal. Suas calças jeans VÃO voltar ao seu corpo e sua vida não acabou, pelo contrário... ela apenas mudou – pra melhor – mais uma vez, pro seu marido... bom, pro meu marido, eu tiro o chapéu. Além de ter que agüentar a minha mudança de humor e de opinião. Ele corre pra fazer supermercado, fecha a conta no hospital, leva o outro filho na escola, registra a mais nova integrante da família, vai junto ao pediatra, leva o outro no retorno, vai junto dar vacina, sai para comprar uma cinta pós parto numa loja de lingerie, diz que você está linda e gostosa – mesmo que você tenha brigado com o espelho, leva as crianças em todas as festas de aniversários que aparecem – pra você descansar, levanta cedíssimo com o filho do meio, dá banho, troca, coloca pra dormir.
Você é demais, meu amor. Não daria conta sem você!

No retorno ao ginecologista:

E na lista do meu retorno ao ginecologista amanhã tem:

- Escova inteligente?
- Drenagem linfática?
- Academia?
- Namorar o marido?
- Dirigir?

Porque eu quero voltar a ser mais mulher, entende? Não que eu não seja...
E é bom conversar com outras mães e entender que não esta sozinha!
Faz toda a diferença.


5 comentários:

  1. Querida Renata! Lendo as suas palavras relembrei o que passei há pouco mais de 3 anos.... só que comigo o filho mais velho era o que tinha 2 anos e dois meses!

    Me senti exatamente assim, o que me faz pensar que faço parte do grupo das normais! rsrsrs

    A família vira de pernas para o ar em alguns dias e como demora para voltar ao normal, não é mesmo?

    Mas todos vão superar, as crianças, vc, o maridão...

    Parabéns pela linda família, continue mandando fotos dos seus pimpolhos e notícias pelo BLOG. Também estou na fase do Blog, quero tanto falar com as pessoas, mas acaba ficando impossível escrever individualmente. Ainda não pude responder as mensagens recebidas na semana passada.
    E lá vou eu, acabei a faxina e agora vou para o play ground com os meus pequenos e com mais 3 de uma amiga americana, enquanto ela vai ao supermercado!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!! Gaia e mamãe!! Muitas bênçãos!! Estava aguardando esse post!! Alegria e vivas da vovó-postiça... rsrs...
    Assim, é a vida que vale ser vivida: feita de amores! Curta bem essa fase! Logo estarão moços e independentes! Beijo a cada um.
    Célia.

    ResponderExcluir
  3. Vc é SUPER!!!!!!!!!!! Super mãe!! Super esposa, Super filha, Super amiga!!!!!
    E ainda arruma tempo de vir aqui.. Nos deixar maravilhados com essa sua delícia de texto..... Vc é demais amiga!! Por isso te amo tanto!!!!
    Bem vinda princesa Gaia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Beijos mil....

    ResponderExcluir
  4. Adorei o seu texto e adorei a realidade que voce passou. Parabens pelo nene e a linda familia. TE desejo muita paz e tente descansar:)

    ResponderExcluir
  5. Parabés pela família e muita sáude para essa "nova" integrante...
    Bj

    ResponderExcluir