sábado, 19 de março de 2011

Valores.

Às vezes me pego pensando que sou mesmo uma sortuda nessa vida. Três, sim, eu disse TRÊS almas me escolheram como mãe. E a cada dia caio na real de que eles vieram para me ensinar mais coisas do que eu a eles. Talvez seja uma troca de aprendizados no qual eu definitivamente não sou a professora. Aprendo tanto com essas alminhas... Tenho a certeza de que vieram para me ajudar a fazer minha caminhada nessa vida doida. Com eles, descubro o que tenho de melhor dentro de mim e me encontro às vezes com a bruxa má que insiste em me habitar nos lugares mas escondidos. E eles me fazem reconhecê-la e fazer as pazes com ela. Com eles descobri o meu limite e a escolher as prioridades na minha vida. Com eles, sinto uma saudade que dói e às vezes um medo do que virá pela frente. Um medo de qual mundo eles irão encontrar quando tiverem a minha idade, perto dos 40.

Não sei se estou fazendo a coisa certa. Sigo muito mais a minha intuição para educá-los do que qualquer livro que existe por aí. Sempre penso que o meu objetivo é fazer o que eu posso para que eles sejam adultos mais felizes e bem resolvidos. De alguma forma vão precisar, nesse novo mundo que os espera.
Ao mesmo tempo, acredito que eles chegam com uma carga energética só deles e com questões a serem resolvidas SÓ por eles, como todos que chegam por aqui. Assim como só eu posso resolver as minhas questões. Acho que o papel de uma mãe e de um pai é amenizar as dores, dar o colo e tentar guiá-los nas escolhas que fizerem.

Eu vejo muitas atitudes minhas nos meus filhos. As boas e as não tão boas assim. Por exemplo, vejo o mais velho dando bronca no mais novo ou falando com a nossa ajudante em casa no mesmo tom que o meu. Na verdade, as vezes num tom que não me agrada muitas vezes, confesso. E assim percebo a nossa influência sob esses pequenos grandes seres. Com eles revejo minhas atitudes e meus valores. Ainda há tempo pra isso.

Penso que educação é fundamental. Educação de valores. O que mais tenho visto por aí são pessoas sem educação e com valores totalmente diferentes dos meus. No mundo de hoje as palavras POR FAVOR e MUITO OBRIGADO estão cada vez mais raras. Fico passada com isso. Aqui em casa as crianças aprenderam essas palavras junto com papai, mamãe, oi e tchau.

Como já disse, acho que tenho alguns valores diferentes de muitas pessoas que vejo. Por exemplo, educação pra mim é não falar mal das pessoas, é ter um consumo consciente das coisas, é dar valor aos pequenos momentos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário